O que é REA e quais são seus benefícios nas instituições?

REA se trata de um termo criado pela Unesco, no início dos anos 2000, e diz respeito aos conteúdos educacionais disponíveis na internet, com acesso livre e gratuito.

Esses materiais de estudo podem ser muito eficientes para complementar aulas, com recursos interativos e expositivos, atraindo a atenção dos alunos. Se você quer entender melhor sobre o conceito, continue com a leitura deste artigo!

O que é REA?

REA é a abreviação de Recursos Educacionais Abertos. Com o advento da internet e sua transformação digital, o acesso ao conhecimento se tornou significativamente mais simples. No entanto, é importante ressaltar que o download e compartilhamento desses materiais devem estar de acordo com a lei de direitos autorais, o que restringe sua prática e pode torná-la ilegal. Diante dessa questão, a ONG dos Estados Unidos chamada Creative Commons desenvolveu um portal com licenças de materiais educativos liberados por seus autores. Portanto, os conteúdos REA são recursos de ensino e pesquisa que integram o domínio público, sendo possível, inclusive, alterá-los e excluí-los.

Esse formato de educação aberta comporta planos de aula, e-books, jogos, gráficos, podcasts, videoaulas, críticas e qualquer material cuja finalidade seja o aprendizado dos alunos.

Um dos grandes diferenciais da prática é que ela pode ser ressignificada a partir da percepção de um grupo de estudantes e seus professores, criando novas interpretações, linguagens, e trazendo novos pontos de vista que podem ser redistribuídos, se encaixando em uma metodologia ativa de aprendizagem.

Princípios do REA

Na democratização da educação, não é observada uma regulação dos recursos educacionais abertos por parte de instituições. A prática, no entanto, segue três princípios básicos. São eles:

  • As escolas e faculdades que oferecem o acesso aos conteúdos abertos não podem cobrar pela atividade, e isso se aplica também aos próprios alunos e professores;
  • O material disponibilizado deve ter sua licença livre para utilização, modificação e redisposição, com um layout que permita essas alterações de maneira simples,
  • Os sistemas e tecnologias aplicadas no material devem, portanto, contar com seu código-fonte aberto. Além disso, é essencial que disponibilizem suas APIs (Application Programming Interfaces) para facilitar a integração com outras aplicações. Além disso, é importante fornecer autorizações de reuso dos recursos web, permitindo que sejam utilizados de forma ampla e adaptados conforme necessário.

Comportamento do REA no Brasil

Embora os programas de REA já estejam presentes no Brasil há mais ou menos dez anos, eles ainda não contam com recursos governamentais, assim como em seu país de origem. Além disso, recebem pouca atenção do poder público. No entanto, algumas instituições privadas se destacam ao oferecer portais de criação própria. Por meio desses portais, os conteúdos aos quais têm acesso e os novos materiais produzidos ganham espaço e constroem um acervo para uso de professores e alunos. Adicionalmente, entre os exemplos de recursos educacionais abertos, também é possível citar o Livro Didático Público, criado pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Esse livro contém conteúdo elaborado por professores locais sobre diversos temas, cada um em sua área de atuação, e tem seu uso liberado na web.

Benefícios trazidos pelo REA

A iniciativa do REA é de extrema relevância para o ensino, já que traz consigo o espírito de colaboração e reinterpretação de materiais didáticos, auxiliando, inclusive, no controle da evasão escolar. Algumas das vantagens mais expressivas observadas no REA são:

  • Redução de custos com materiais, tanto para instituições públicas quanto para alunos de escolas privadas;
  • Maior sustentabilidade, devido à diminuição do uso de papel, apostilas e livros físicos;
  • Aumento do engajamento dos alunos, que podem contar com uma perspectiva de ensino 360º, de maneira inclusiva e interativa;
  • Adequação do conteúdo de acordo com a localização e realidade dos alunos e professores;
  • Colaboração entre instituições e corpo docente, com materiais compartilhados de maneira simplificada;
  • Possibilidade de acesso por pessoas já formadas, que desejam ampliar seu campo de interesse;
  • Nível de progressão do conteúdo seguindo a adaptação e assimilação por parte dos alunos,
  • Democratização ao acesso a conteúdos de qualidade, independente do lugar ou recursos financeiros obtidos pela instituição.

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Ao longo deste conteúdo, explicamos o que são recursos educacionais abertos e discutimos seu conceito, objetivos, princípios e como eles se comportam na realidade brasileira. Além disso, também exploramos os principais benefícios desses recursos para professores, alunos e instituições de ensino. Como a TOTVS acredita no Brasil que faz, somos uma referência em tecnologia e inovação.

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